quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015


A cobrança das pessoas.


Durante uma conversa de almoço surgiu um certo assunto que eu já vem me intrigando a algum tempo. Vivemos em um ciclo de nascer, crescer, multiplicar e morrer. É incrível como os anos vai passando, e as cobranças vão aumentando. Quer ver como vocês iram concordar comigo ? 
Quando estamos ficando mocinhas "ou rapazinhos" começamos a escultar na família aquela perguntinha "cade os namoradinhos?" Ainda estamos brincando de boneca e as pessoas já vem com historia de namoradinhos ? beleza, ne? 
Quando vem a fase que começamos a namorar, tem aquele porém. Se está no começo de namoro dizem que estamos novos demais pra tudo, se estamos com 2 anos de namoro começam as perguntinhas, "quando vai ser o casamento?" "já estão pensando em casar?". Se estamos com 5, 6, 7 anos e por aê vai, a fase das perguntas são: "nossas vocês já namoram a tanto tempo, vão casar quando ?" "vamos ainda não casaram?" "ele está apenas te enrolando garota!" "se ainda não casaram, não vão casar nunca mais" "fulano e fulana já casaram e vocês nada" .. as pessoas não aceitam o fato que você pode está namorando a mil anos e está bem, que ainda não está preparada para casar, que tem outros planos antes de subir ao altar, e que cada pessoa é diferente da outra, que cada relacionamento é diferente do outro, e que existi sim um "tempo certo pra tudo". Ok, que legal fulanos já estão casados e felizes, mas quem disse que eu não sou feliz no meu relacionamento só porque ainda não casei ? Muitas vezes temos vários outros planos antes desse passo, temos o tempo diferente para cada decisão, mas por tanta cobrança tem pessoas que resolvem dá esse passo a frente, não por vontade própria e sim por pressão, pelo o fato das pessoas falarem tanto que você acaba "se convencendo" que realmente tem que casar aqui e agora pois já namora a mais tempo do que as pessoas acham correto.
Ok, passamos da fase do sim! Subimos ao altar, tivemos uma linda cerimonia, acabamos de casar e estamos vivendo o nosso felizes para sempre .. então pensamos que estamos livres de todas aquelas indagações por que finalmente casamos. Mas não, vai só piorando essas cobranças. No primeiro ano as pessoas vem com as perguntinhas "como está sendo a vida de casada ?" "está com saudades da casa da mãe, né ? casamento não é fácil não" "olha o primeiro ano é o pior" "não tenho filhos agora, curta muito seu casamento primeiro". Quando vem o segundo, o terceiro ano de casados vem as pessoas e dizem: "iai já estão encomendando o herdeiro?" "cade o bebê ?" "já está na hora de uma criança pra animar a casa, não acham?" .. você e seu esposo estão com outros planos, com sonhos a dois, estão pensando nos filhos só mais pra frente e as pessoas já querem enfiar na sua cabeça que está passando da hora de ter um bebê? seu casamento está ótimo, vocês estão se curtindo ao máximo, ainda não tem um suporto pra realmente colocar uma criança no mundo, mas ninguém ver isso, simplesmente acham que podem dizer que você tem que ter um filho agora e acabou o assunto.
Finalmente você tem o seu primeiro filho, que lindo. Você e seu companheiro está vivendo um momento único em suas vidas, estão felizes da vida vendo aquela coisinha gostosa que é fruto do amor de vocês. Curtiram o momento da gravidez, e agora está babando naquele novo ser que depende único e exclusivamente de vocês. São varias descobertas, cada novidade é motivo que comemoração, estão bem e felizes mesmo que cansados com essa nova fase, mas tudo bem, vocês estão realmente felizes, então novamente aparecem aquelas pessoas chatas com os palpites de sempre .. "olha não mima muito, porque vai ficar uma criança insuportavel" "criança da muito trabalho, e sempre acaba com a intimidade do casal" "já está encomendando o irmãozinho ?" poxa, ainda estou curtido essa novidade de ser mãe e as pessoas já querem outro ? e pior ainda querem se meter na educação do meu filho ? Mas tudo bem, beleza se você tem um filho pergunto do irmãozinho, mas se você tiver 2 filhos é loucura se eu quiser o terceiro ? o quarto ? fico me perguntando, pra quê se incomodar taaaaanto com as fases da vida dos outros ?
Vamos lá pra outro exemplo, você não namora, ainda nao casou e nao tem nenhum filho, tem outras prioridades na vida e as pessoas vem pra você pela a frente ou pelas as costas e diz "tadinha, ficou pra titia" .. cara, por favor ? eu acredito que é melhor ficar pra "titia" do que fazer as coisas na minha vida só porque alguém está cobrando esses status.
E porque eu namorar é tão importante assim pras pessoas ? qual o problema de está sozinha ? solteira ? ok, ainda não achei uma pessoa legal, que dê realmente pra levar uma relação tranquila, do bem .. resolvi que no momento queria me curti mais, me conhecer melhor, qual é o problema disso ? uma vez eu li uma frase que dizia assim " você so estará preparada pra namorar, noivar e finalmente casar com alguém quando primeiramente você aprender a namorar você mesma, noivar você mesma, e casar você mesma, ai sim as relações vão te agregar coisas boas, e não te completar" já nascermos completos, não precisamos de ninguém ou de status pra nos completar, precisamos sim de pessoas ao nosso lado pra serem felizes com a gente, para nos fazermos felizes e para a gente fazer essas pessoas felizes. Para de viver modismos, para de aceitar o que os outros querem para a sua vida, para de se incomodar com o que os outros pensam, tomem as suas decisões, façam as suas escolhas, e decida você o que é melhor pra sua vida.

0 comentários:

Marcadores